Empresa
O que é Comunidade Terapêutica?
Segundo consta na RDC nº 29 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as Comunidades Terapêuticas são serviços urbanos ou rurais, de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas (SPA), em regime de residência segundo modelo psicossocial.
São unidades que têm por função a oferta de um ambiente protegido, técnica e eticamente orientado, que forneça suporte e tratamento aos usuários abusivos e/ou dependentes de substâncias psicoativas, durante período estabelecido de acordo com programa terapêutico adaptado às necessidades de cada caso.
É um lugar cujo principal instrumento terapêutico é a convivência entre os pares. Oferece uma rede de ajuda no processo de recuperação das pessoas, resgatando a cidadania, buscando encontrar novas possibilidades de reabilitação física e psicológica, e de reinserção social.
Um dos principais avanços das Comunidades Terapêuticas é a passagem de uma comunidade alternativa para dependentes químicos excluídos que não tinham condições de viver em sociedade à uma instituição de serviços de atenção que prepara os indivíduos para a reintegração à sociedade mais ampla.
Estima-se que no Brasil, em algumas regiões, cerca de 80% da população que sofre de transtornos decorrentes do uso/ abuso de substâncias psicoativas é atendida em Comunidades Terapêuticas.
Cabe destacar que as Comunidades Terapêuticas são necessárias por que, mesmo nas sociedades que reconhecem a dependência de substâncias psicoativas como doença, há falta de serviços assistenciais, o que também ocorrem em Santa Catarina, por exemplo.